Isto É Notícia

João Lourenço aprova despesa de 43 milhões USD para a construção de um sistema de redundância de energia eléctrica e água do novo Aeroporto Internacional

Partilhar conteúdo

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou uma despesa de 43 000 000 (quarenta e três milhões de dólares norte-americanos) para a construção de um ramal de alimentação de energia eléctrica e duas condutas para o abastecimento de água potável, a partir de fontes independentes, do novo Aeroporto Internacional de Luanda.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 194/23, de 9 de Agosto, trata-se de mais um ajuste directo aprovado pelo Presidente da República, que tem como beneficiária a empresa asiática China National Aero-Technology International Engineering Corporation – AVIC.

O diploma refere que a AVIC não só fará o trabalho de construção, como também fornecerá todos os equipamentos inerentes às infra-estruturas.

Ao que se apurou, a empreitada surge da necessidade de se manter uma maior autonomia das infra-estruturas aeroportuárias, uma vez que até à presente data, o novo Aeroporto Internacional é abastecido apenas por um ramal e uma conduta de água.

Ao ministro dos Transportes foi atribuída competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento.

O mesmo despacho determina que “as despesas resultantes da assinatura e execução do contrato acima referido devem ser suportadas com base em recursos próprios do sector dos transportes.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados