Isto É Notícia

JLo atira-se contra Higino Carneiro e refuta que tenha dado “luz verde” ao auto-proclamado “super-general e predestinado Presidente da República”

Partilhar conteúdo

O presidente do MPLA, João Lourenço, refutou as informações que circulam na internet que dão conta de que teria dado “luz verde” a Higino Carneiro para avançar com a sua candidatura à liderança do partido e do país. Em entrevista exclusiva à Televisão Pública de Angola (TPA), o líder dos ‘Camaradas’ teceu duras críticas ao seu correligionário, a quem acusou de colocar em causa a “democracia interna”.

Na última semana, João Lourenço e Higino Carneiro estiveram juntos na sede do MPLA, numa audiência solicitada pelo também general. Nas redes sociais, os ecos do encontro surgiram como uma reunião que teria servido para dar nota ao líder partido de que iria avançar para uma candidatura à liderança do MPLA; uma informação agora desmentida pelo próprio presidente dos ‘Camaradas’.

“Ficámos bastante perplexos, quando se diz que o Presidente da República reuniu-se com… Eu não faço reuniões com uma pessoa. Uma audiência é uma audiência, não é uma reunião. Vamos chamar as coisas pelos seus devidos nomes. Eu não fiz reunião com ninguém. Eu concedi uma audiência. E aqueles que julgam saber tudo, até o que se passa para além das paredes, deviam saber que nesta audiência havia testemunhas”, começou por explicar João Lourenço, para depois partir para o ataque.

“Quer-se procurar passar a ideia de que nessa audiência houve o entendimento de que o camarada [Higino Carneiro] tem luz verde para começar a corrida. Eu quero dizer de forma muito clara que isso não é verdade”, disparou.

O líder do MPLA voltou a fazer recurso a analogias para se referir a uma espécie de ‘partida em falso’ para uma corrida ao congresso ordinário, previsto para Dezembro de 2026, ao qual Higino Carneiro se estaria a antecipar, dando início a uma agenda política à margem da qual estaria o próprio partido e a sua liderança.

“Que fique claro, eu enquanto presidente do partido e o próprio partido, neste momento, não apoiamos ninguém. Absolutamente ninguém. Nem eu, nem o partido apoiamos absolutamente ninguém”, insistiu João Lourenço, investindo num ataque directo à figura de Higino Carneiro:

“O MPLA tem as suas regras e é um partido muito maduro. É um partido que tem democracia interna e por ter democracia interna é adverso àqueles que se apresentam como sendo especiais, como sendo super-militantes, super-generais, sobretudo quando na realidade se vem a constatar que não são nada disso. Porque é fácil ir-se à história de cada um e a gente refazer a cronologia de tudo quanto essa pessoa fez, de bom e de mau, ao longo do tempo. É fácil, é a coisa mais fácil. E muitos de nós ainda estamos aqui, ainda estamos vivos. Sabemos o que cada um de nós fez”.

Para o presidente do MPLA, o surgimento de um membro que se apresente como super-militante, super-general, predestinado a ser Presidente da República é algo que o partido considera “muito grave”, por colocar em causa a democracia interna, por um lado, e, por outro, passar uma imagem que em nada abona o partido.

“Porque aqueles que andam a dizer que não há democracia interna no MPLA deviam entender que o apresentar-se como predestinado é que é matar a democracia interna no MPLA. Quando alguém se apresenta como predestinado, a mensagem que está a passar aos putativos outros candidatos é que ‘não vale a pena vocês concorrerem, porque o destino já me predestinou. Já definiu o meu futuro e o futuro de Angola’”, repudiou o líder dos Camaradas.

Para que não restassem dúvidas, João Lourenço prometeu inclusive usar do mesmo ‘expediente’ para desmentir publicamente quem, antes do tiro de partida, ouse passar a ideia de que o partido estaria consigo. Como fez questão de referir que não está neste momento com Higino Carneiro.

“É óbvio que não. É óbvio que não há [uma indicação de um favorito para o partido]. E todo aquele que tentar passar a ideia de que tem a minha bênção para poder começar a corrida, agora ou mais tarde, eu vou lhe desmentir publicamente como estou a fazer agora”, avisou.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados