Isto É Notícia

IGAPE dá por concluído concurso público para privatização das nove lojas da rede Poupa Lá. Só três foram adjudicadas e permitiram um encaixe de 293 milhões kz

Partilhar conteúdo

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), fez saber, através de uma nota de imprensa, que foi concluído o concurso público para a privatização das nove lojas da rede ‘Poupa Lá’, sendo que o Estado só conseguiu privatizar três delas, encaixando cerca de 293,4 milhões de kwanzas.

Trata-se das lojas do Camama I e a do Icolo e Bengo, na província de Luanda, e a da Ganda, em Benguela, todas adjudicadas à Companhia Angolana de Empreendimentos (SU), Lda.

As nove lojas tinham sido colocadas à disposição do empresariado privado para privatização na modalidade de alienação de activos.

Os processos ora concluídos, em todas as respectivas fases previstas das peças do procedimento, foram realizados com base no critério de adjudicação previsto.

Lançado a 9 de Novembro de 2023, o referido concurso cumpriu toda a tramitação administrativa necessária, em conformidade com as respectivas peças e com a Lei de Base das Privatizações.

“Neste sentido, como resultado da não adjudicação, as demais lojas serão novamente submetidas a concurso público via leilão electrónico, em data a anunciar, nomeadamente: Loja Poupa Lá Tchizainga 2; Loja Poupa Lá Tomboco; Loja Poupa Lá Zango I; Loja Poupa Lá Malembo; Loja Poupa Lá Tando Zinze; Loja Poupa Lá Buço”, revela o IGAPE na mesma nota.

Vale recordar que, recentemente, o governo tinha já anunciado que, até ao final do ano passado, estavam contratualizados 1,2 biliões de kwanzas com a privatização de 78 empresas, desde o início do Programa de Privatizações (PROPRIV), em 2019, até àquela data.

Dos 1,2 biliões de kwanzas contratualizados foram pagos à data 599 mil milhões de kwanzas, ficando o Estado por receber 422 mil milhões de kwanzas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados