Isto É Notícia

IGAPE confirma: privatização de activos da gigante estatal Sonangol só arranca no próximo ano

Partilhar conteúdo

Os diversos activos ligados à petrolífera estatal angolana Sonangol serão privatizados no período de 2024 a 2026, garantiu, esta quarta-feira, 21, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos (IGAPE), Patrício Vilar.

A privatização da maior parte dos activos não-nucleares da Sonangol vai ocorrer, de acordo com Patrício Vilar, por dispersão bolsista, na Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), tendo, dentre outros objectivos, como meta tornar a empresa em uma sociedade anónima.

Dados oficiais indicam que, para este ano, o executivo prevê privatizar a Unitel, a TV Cabo, Angola Telecom, as participações que o Estado detém no Banco de Fomento Angola, por via das acções da Unitel, a Sociedade Gestora do Novo Aeroporto, a ENSA, entre outras.

Para o período de 2024, como fez saber o PCA do IGAPE, na sequência da reunião que manteve com o Conselho de Administração da petrolífera estatal, está prevista a conclusão dos processos de algumas empresas de referência, como a Sonangol, Endiama, BODIVA, e TAAG, todas por via da Bolsa.

Ainda segundo Patrício Vilar, houve uma evolução no processo de privatização, na medida em que um número significativo de empresas que constam do processo de privatização faz parte da petrolífera estatal.

Lembrou igualmente que, por conta de muitos activos, “em quase todos os segmentos do mercado e em muitas partes do estrangeiro, a Sonangol precisava de uma empresa especialista para torná-la uma sociedade anónima, como é o caso do IGAPE”.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Martins, precisou que a visita foi muito importante, visto que facilita o intercâmbio entre as partes.

A visita do IGAPE à Sonangol enquadra-se no reforço do acompanhamento da actividade operacional das empresas públicas e serviu, essencialmente, para avaliar o desempenho da petrolífera estatal nos últimos anos, assim como dar a conhecer os objectivos da empresa para os próximos tempos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados