Isto É Notícia

IGAPE anuncia arranque do processo de privatização parcial da Unitel

Partilhar conteúdo

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), anunciou, esta segunda-feira, 5, que deu arranque ao processo de privatização das participações sociais que as empresas Vidatel e Geni detêm na Unitel, S.A, correspondendo a 50% do capital da operadora.

Numa nota publicada no seu site, o IGAPE informa que decorreu, na última sexta-feira, 2, a primeira reunião do grupo de trabalho conjunto para a preparação e implementação do processo de reprivatização da Unitel, em mercado concorrencial, em cumprimento dos decretos presidenciais n.º 256/22 e 257/22, ambos de 28 de Outubro.

O referido grupo de trabalho deverá, segundo o IGAPE, inicialmente preparar uma proposta de estratégia e cronograma de reprivatização, que suporte o despacho presidencial correspondente e norteie a sua implementação.

“A composição do grupo de trabalho será de natureza mútua técnica, abrangendo apenas quadros do IGAPE e SNL, como accionistas, e da Unitel”, refere o documento.

Ainda de acordo com a nota, o instituto responsável pela gestão dos activos do Estado garante que estão acauteladas todas as medidas no sentido de salvaguardar o bom funcionamento da Unitel, e garantir a continuidade e a salvaguarda do bem comum.

Afinal, continua o comunicado recorda, trata-se da “maior empresa de telecomunicações móveis de Angola, revestindo-se de excepcional interesse público para o Estado, dada a posição estratégica do sector, o conhecimento técnico agregado, o perfil tecnológico moderno e a sua referência na empregabilidade nacional”.

Recorde-se que a apropriação, por via da nacionalização, da participação detida pela companhia Vidatel Limited e Geni na Unitel S.A — empresa até então pertencente à empresária Isabel dos Santos — foi determinada a 26 de Outubro do corrente ano, por via de um decreto presidencial, passando o IGAPE a assumir a gestão dos activos detidos pelas duas empresas.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados