Isto É Notícia

IGAE no Zaire detém três técnicos de saúde por desvio de combustível

Partilhar conteúdo

Três técnicos de saúde, afectos ao Gabinete Provincial da Saúde de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foram detidos, nesta quarta-feira, 5, por desvio de combustível da empresa.

Trata-se de um técnico superior de contabilidade, um maqueiro e um motorista, ambos com idades compreendidas entre os 40 e os 48 anos, flagrados por uma brigada da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

O delegado provincial da IGAE no Zaire, Benigno de Jesus da Costa, explicou, em declarações à imprensa, que outros dois cidadãos, também envolvidos nessa prática como intermediários, encontram-se detidos.

Com os mesmos foram apreendidos 250 litros de gasóleo acondicionados em recipientes de 25 litros, no interior de uma viatura afecta ao Programa Alargado de Vacinação (PAV), que alegadamente seguia para a capital do país (Luanda), em missão de serviço.

“O argumento dos acusados de que estavam a viajar em missão de serviço não colhe. Até porque no momento em que foram interpelados não apresentaram quaisquer guias de marchas”, salientou o delegado da IGAE no Zaire.

Diante do facto, os implicados são agora acusados de incorrem em actos de improbidade administrativa, peculato e tráfico de combustível.

Benigno de Jesus da Costa apelou aos agentes administrativos a pautarem por uma conduta exemplar para o progresso da província.

Esta é a segunda actuação da IGAE em menos de 24 horas. Na segunda-feira, 3, um agente regulador de trânsito também foi detido, em Mbanza Kongo, por alegada extorsão.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados