Isto É Notícia

Identificado grupo de empresas que concentrava uma tonelada de açúcar em armazéns para vendê-la pelo dobro do preço

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apreendeu, nesta quarta-feira,11, uma tonelada de açúcar, por especulação de preços, em três grandes empresas do sector comercial nacional.

Trata-se das empresas Newaco, Zara, Mafcon e Fukur, que vendiam o açúcar a mais do dobro do preço a que adquiriam.

Em sede de um trabalho investigativo que visou apurar as razões da subida galopante dos preços de produtos da cesta básica nos últimos dias, junto da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Económicos e Contra a Saúde Pública, o SIC apanhou estas empresas em flagrante delito a comercializarem o saco de 50 kg de açúcar de marca ‘Kapanda’ entre os 56 000 e os 69 000 kz.

De acordo com a nota do SIC, assinada pelo seu porta-voz geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, do trabalho em curso foi apurado que o açúcar é adquirido no país, concretamente na Biocom, por 30 mil kz, em sacos de 50 kg.

“Os preços descritos com estas margens de lucro indiciam o crime de especulação”, refere a nota do órgão investigativo.

Ao que apurou o SIC, alguns comerciantes temem por uma possível escassez no mercado nacional do produto, pelo que mantêm em stock grandes quantidades, fazendo com que a procura fomente.

“Estão a manter em stock para fomentarem a procura, cometendo desta forma o crime de açambarcamento (monopólio). Por isso, alertamos os cidadãos para denunciarem os casos de especulação de preços”, alertou o porta-voz do SIC, citado na nota.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados