Isto É Notícia

GPL cria ‘força-tarefa’ para controlar problemática das gangues e rixas entre grupos juvenis rivais

Partilhar conteúdo

O Governo Provincial de Luanda (GPL) vai ter uma comissão para controlar o fenómeno da delinquência juvenil, bem como a problemática de rixas entre gangues rivais, com incidência para o bairro dos Rastas, no município do Kilamba Kiaxi.

De acordo com uma nota do GPL a que este portal teve acesso, foram identificadas 173 gangues na província de Luanda, caracterizadas entre sociais, violentos e delinquentes, que têm sido desmanteladas pela polícia, mas cuja neutralização ainda carece de um trabalho multi-sectorial.

O GPL, que tomou a decisão na reunião de segunda-feira, 17, “aprovou a criação de uma comissão provincial para lidar com este tema a nível de todos os municípios de Luanda”.

O fenómeno em Luanda remonta à segunda metade da década de 1990, quando grupos juvenis na capital começaram a transformar-se em gangues de rua, exercendo actividade marginal em espaços geográficos pré-determinados.

Estes grupos, além de promoverem rixas entre as gangues rivais, praticam delinquência juvenil, muitos deles tendo clara consciência da actividade marginal que desenvolvem e da forma como ela é socialmente condenada.

O confronto entre estes grupos rivais tem sido marcado pelo porte de armas brancas, como catanas, machados, facas e garrafas, com a maior parte destes crimes a registarem-se nos municípios de Luanda (Sambizanga, Rangel e Maianga), Cacuaco, Viana e Cazenga, e os seus protagonistas apresentando idades entre os 12 e 30 anos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados