Isto É Notícia

Governo reserva mais de sete milhões USD para construção do Terminal Presidencial no novo aeroporto internacional e modernização do CIPRA

Partilhar conteúdo

A proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, em debate na especialidade na Assembleia Nacional (AN), prevê uma verba de 6,3 milhões de dólares norte-americanos para a construção das instalações do Terminal Presidencial no Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto (AIANN) e quase um milhão USD para ampliação e modernização do Centro de Imprensa da República (CIPRA).

O Terminal Presidencial e Protocolar, destinado a servir a Presidência da República de Angola, bem como altos dignitários estrangeiros em visita ao território angolano, vai consumir, em 2026, uma verba equivalente a 6,3 milhões de dólares norte-americanos.

Já o Centro de Imprensa da Presidência — que tem inscritos 1,6 mil milhão de kwanzas na proposta de OGE para 2026, dos quais 1,3 mil milhão para pagamento de salários —, vai ainda beneficiar da ampliação e modernização das suas instalações, num valor calculado em mil milhão de kwanzas, ou seja, cerca de um milhão de dólares norte-americanos.

A Presidência da República viu a sua dotação orçamental crescer dos 43,1 mil milhões de kwanzas em 2025 para os 155,8 mil milhões kz no próximo ano, facto semelhante verificado nas verbas destinadas ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE), tal como noticiou este portal.

A proposta de OGE para o exercício económico de 2026 estima receitas e fixa despesas de 33 biliões de kwanzas, (cerca de 36 mil milhões de dólares norte-americanos) e encolheu 4,7% face ao anterior.

O governo prevê, pela primeira vez, que as receitas não petrolíferas, na ordem dos 11,4 mil milhões de dólares norte-americanos, ultrapassem as receitas provenientes do petróleo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados