Isto É Notícia

Governo prevê captar 12 mil milhões USD em dívida pública este ano

Partilhar conteúdo

O executivo angolano aprovou, para este ano, um endividamento de 6,6 biliões de kwanzas, equivalente a 12,9 mil milhões de dólares norte-americanos, para financiar a realização de várias iniciativas previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023.

De acordo com o ‘Plano Anual de Endividamento’, divulgado recentemente pelo Ministério das Finanças (Minfin), do referido valor, cerca de 3 biliões de kwanzas (6,6 mil milhões de dólares) correspondem à dívida interna, ao passo que os outros 3,5 biliões de kwanzas (6,9 mil milhões de dólares) serão captados no mercado externo.

Em outros termos, mais de um terço do valor total do OGE para este ano, que estima receitas e fixa despesas de 20,1 biliões de kwanzas — prevendo-se operações de dívida pública de 9 biliões de kwanzas — vai ser suportado por empréstimos.

O documento, publicado na página institucional da Unidade de Gestão da Dívida (UGD) do Ministério das Finanças, demonstra que o serviço de dívida (juros pagos mais capital reembolsado) projectado para este ano é de 9.06 biliões de kwanzas (17,7 mil milhões de dólares), do qual 3,9 biliões de kwanzas (7,8 mil milhões de dólares) está relacionado com a interna e 5.06 biliões de kwanzas (9,9 mil milhões de dólares) externa.

Em relação ao stock da dívida (valor da dívida por pagar) governamental, a previsão deste ano é de 34 biliões de kwanzas, da qual 10,2 biliões kz é interna e 23,7 biliões é externa.

Em termos de endividamento líquido, observa-se uma redução global de 0,77%.

O peso da dívida do país no Produto Interno Bruto (indicador que mede a geração de riqueza) para este ano é de 56%, bem abaixo dos 63% de 2022.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados