Isto É Notícia

Governo da Província de Luanda determina novos horários e vias de circulação para veículos pesados

Partilhar conteúdo

O Governo Provincial de Luanda (GPL) delimitou novas rotas e horários para todos os veículos correspondentes à categoria ‘pesados’, com o objectivo de estancar os constrangimentos da circulação rodoviária na capital do país.

A medida, anunciada nesta terça-feira, 5, pelo director de Gabinete Jurídico e Intercâmbio do GPL, Edson César, abrange todos os veículos pesados de mercadoria com peso bruto superior a 3,5 toneladas e altura superior a quatro metros deverão obedecer a algumas regras.

A nível do casco urbano, os veículos pesados deverão circular, doravante, de segunda à sexta-feira, no horário que vai das 21h00 às 05h00 da manhã, enquanto aos fins-de-semana, das 12 horas de sábado às 05h00 de segunda-feira.

De acordo com o director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do GPL, Edson César, que falava à imprensa, os veículos abrangidos provenientes do Porto de Luanda, por exemplo, deverão tomar as vias alternativas, como a avenida Kima Kienda (Boavista), rua Ndunduma (ex-mercado do Roque Santeiro), estrada de Cacuaco, avenida 4 de Fevereiro, rua Dr.º António Agostinho Neto até à Samba.

Quanto às operações de carga e descarga de mercadorias nos armazéns e estabelecimentos comerciais do casco urbano, estes deverão ser feitas por veículos pesados de médio porte, das 21 horas às 5h00 da manhã.

O responsável disse que só em casos excepcionais o GPL poderá autorizar a circulação de veículos pesados de mercadorias fora dos horários ora estabelecidos.

O director do Gabinete Provincial de Tráfego e Mobilidade de Luanda, Felipe Kumandala, lembrou que a posição assumida pelo GPL não é nova, mas que, devido à dinâmica e evolução da província de Luanda, houve a necessidade de se fazer um reforço das acções em face dos últimos dados registados quanto aos constrangimentos no trânsito e acidentes.

Quanto ao estacionamento de veículos pesados nas principais ruas e avenidas de Luanda, foi igualmente proibido o estacionamento ao longo das avenidas Deolinda Rodrigues, Hoji-ya-Henda, Ngola Kiluanji, 21 de Janeiro, 4 de Fevereiro, Pedro de Castro Van-Dúnem ‘Loy’, Dr.º António Agostinho Neto, ruas da Samba, dos Quartéis e Lueji Ankonda.

Estão ainda proibidos os estacionamentos ao longo da 5.ª, 6.ª e 7.ª avenidas, no Cazenga; na avenida Ho Chi Minh, Avenida Revolução de Outubro, Rua Ngola Mbandi, ruas da Brigada, Senado da Câmara, Olímpia Macueria, Lino Amezaga, Machado Saldanha, travessa do Gamek, Avenida Fidel Castro Ruz (Via Expressa), Kima Kienda, estrada da Petrangol até ao Bungo.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados