Governo amplia para 2,7% previsão de crescimento económico para 2022

A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, confirmou, na terça-feira,17, que o governo reviu em alta a previsão de crescimento económico para este ano, antecipando actualmente uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7%, um aumento de 0,3% em relação aos 2,4% previstos no Orçamento Geral de Estado (OGE).

Falando em entrevista durante a conferência ‘Bloomberg Invest: Focus on Africa’, Vera Daves justificou a revisão do crescimento do BIP “considerando o mesmo ritmo de 1,14 milhões de barris de petróleo por dia e um preço a rondar os 100 dólares norte-americanos”, até ao final do ano.

Quando questionada sobre a possibilidade de Angola aumentar as exportações de petróleo e gás para a Europa, compensando a quebra nas vendas à Rússia, Vera Daves de Sousa não descartou a possibilidade, mas reiterou que “ainda há muito que fazer”.

“Sim, temos a vontade política e abertura para o fazer, mas precisamos de muito trabalho de casa para conseguir dar resposta a essa necessidade da União Europeia (EU)”, disse Vera Daves de Sousa, sublinhando que, entre o investimento e o retorno, passam anos.

A ministra afirmou que o governo está a trabalhar no sentido de atrair mais investimentos no sector petrolífero, para aumentar a capacidade de produção e ampliar a rede de exportação para a Europa, embora tivesse salientado que o processo pode levar muito para responder às expectativas do mercado.

“Nós viemos de um cenário de queda da produção, estamos a motivar as companhias a fazerem mais investimentos, através de reformas, e estamos a ver os primeiros resultados, mas demora tempo, entre os investimentos que começam agora e os resultados. Demora entre dois e cinco anos, por isso, sim, queremos e estamos preparados (para aumentar as exportações para a Europa), mas vai demorar tempo para conseguirmos corresponder às expectativas”, explicou a governante.

*Com agências

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.