Gastos com o sector da Educação cresceu 34% nos últimos cinco anos, diz ministra das Finanças

O executivo realizou, nos últimos cinco anos, várias despesas com o sector a Educação, saindo de um total de 499,8 mil milhões de kwanzas, em 2017, para mais de 1,24 biliões kz em 2022, um incremento acima dos 742 mil milhões de kwanzas, com uma média de crescimento anual de 34%.

Os dados foram avançados, na terça-feira,14, pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, durante a cerimónia de lançamento de uma obra ilustrada em banda desenhada, que fala sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE), dirigido às crianças e adolescentes, intitulada “O Bolo de Todos Nós”.

Durante o acto de distribuição do pequeno manual em algumas escolas primárias de Luanda — uma iniciativa do Ministério das Finanças em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) —, Vera Daves de Sousa reiterou que o objectivo da publicação do “livrinho” é de formar e informar cada vez mais os cidadãos, particularmente as crianças e jovens, através de uma versão resumida, simples e descontraída sobre a importância e funcionamento do OGE.

“Este é um propósito que concorre de modo estrutural para a transparência e o discernimento, de forma geral, sobre o processo de elaboração, aprovação, execução e dos meios de controlo e fiscalização do principal instrumento de gestão do erário, no caso o OGE”, sublinhou a ministra.

Vera Daves de Sousa sublinhou ainda que o reforço da literacia financeira, para além da importância que acarreta em si, é também fundamental para aumentar o nível de conscientização das crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres.

“O reforço da literacia financeira é muito importante em si mesmo, mas acreditamos que exerce um papel também muito importante para aumentar a consciência das crianças sobre os seus direitos e deveres”, destacou a responsável das Finanças.

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.