Fundação Arte e Cultura acolhe exposição individual ‘Olhando para Alma’ de Tata Bernardo
O centro cultural da Fundação Arte e Cultura acolhe, na próxima sexta-feira, 14, a inauguração da exposição individual ‘Olhando para Alma’, do artista plástico angolano Tata Bernardo, uma proposta estética que “convida a contemplar a alma através de sua arte”.
A mostra, cuja inauguração acontece às 18h00, na galeria Tamar Golan — sita na Ilha do Cabo — fica patente até ao dia 10 de Maio, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00, com entradas gratuitas.
De acordo com uma nota a que este portal teve acesso, a exposição representa “a necessidade do ser humano de preocupar-se com a organização do seu interior”.
“Nesta senda, o artista ilustra através dos olhos fechados a contemplação da alma; alerta a sociedade dos perigos do materialismo e convida o público apreciador da sua arte a cultivar o amor ao próximo, e ser luz uns para os outros”, lê-se na referida nota.
A exposição, inspirada no percurso da vida de Tata Bernardo, explora um conjunto de experiências, das quais se destacam dificuldades ultrapassadas por intermédio das artes.
“Tata Bernardo retira o melhor destas experiências e transporta para as suas obras nas quais se podem contemplar a africanidade pura, com uma estética muito elevada, agregando a paz, amor, serenidade, tristeza e o sorriso”, descreve a nota da exposição.
Tata Bernardo, pseudónimo artístico de Israel Massala Bernardo, nasceu em Luanda, mas foi em Saurimo onde as artes plásticas começaram a despertar a sua paixão pelas artes plásticas, influenciado pelo pai (também este apaixonado pelas belas artes).
Com uma graduação média em Bioquímica e autodidacta em pintura, Tata Bernardo tem frequentado ateliers de vários artistas, dentre os quais o do mestre Patrício Mawete, e o do mestre Landu Makanda. Conta já com uma exposição individual e participou em várias colectivas.
A seguir à inauguração da mostra, os presentes serão ainda brindados com um de cocktail e com a apreciação de um espectáculo musical com o cantor e compositor angolano Hélder Mendes, no auditório Wyza Anfiteatro, afecto à mesma fundação.