Isto É Notícia

Falta de carteiras no Moxico obriga mais de 600 alunos a acordar às 04h00 para disputarem por um lugar sentado

Partilhar conteúdo

A falta de carteiras tem obrigado mais de 600 alunos da única escola do ensino primário da comuna do Cassamba, município do Luchazes, na província do Moxico, a acordar às 04h00 da madrugada para disputarem por um lugar sentado, avançou a Rádio Nacional de Angola, citando fontes locais.

De acordo com o director daquela instituição, Livingue Nzimbo, a falta de carteiras é uma situação que prevalece desde 2020, juntamente com o número reduzido de professores para atender à demanda.

Livingue Nzimbo contou que todos os dias cerca de 616 alunos matriculados naquela instituição lutam para conseguir um lugar nas 20 carteiras existentes, sendo que os demais acabam por sentar-se no chão.

“Todos os alunos, acordam 04h00 da manhã para virem ocupar carteiras. Todos os dias você encontra os alunos a lutar por causa disso”, relatou o responsável.

Livingue Nzimbo, que responde pelo sector da Educação na comuna, disse ainda haver necessidade de pelo menos dez professores para dar suporte aos seis que leccionam em dois turnos e chamou a atenção para a urgente necessidade de uma escola do segundo ciclo para os alunos que passam de classe, uma vez que não têm tido possibilidades de continuar a estudar dentro daa sua própria comunidade.

“Os alunos, quando terminam, ficam mesmo aqui. Não têm instituições para as crianças ficar. Nós queremos que se coloque o primeiro ciclo com os professores, para que se possa continuar com a educação destes”, apelou.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados