Espanha. Polícia desmantela o maior ‘banco de droga’ da Europa
A Polícia Nacional espanhola, numa operação conjunta com a Agência Fiscal e a Europol, desmantelou uma organização criminosa considerada a “maior entidade financeira envolvida no tráfico de droga” na Europa. No total, 32 pessoas foram detidas e cerca de três milhões de euros apreendidos.
Segundo informação revelada pela autoridade espanhola, esta sexta-feira, 14, desde 2020, a organização terá “efectuado entregas e recolhas de dinheiro para financiar o tráfico de droga e devolver os lucros obtidos num montante acreditado superior a 32 milhões de euros por ano”. Contudo, estima-se que o valor total exceda os 300 milhões de euros, através de transações em criptomoedas em vários países.
A operação, constituída maioritariamente por cidadãos sírios, tinha como sede um restaurante numa zona industrial de Fuenlabrada, Madrid, “onde os clientes vinham todos os dias” depositar ou recolher dinheiro para posteriormente ser ‘lavado’ pelo grupo. O restaurante era vigiado 24 horas por dia.
O grupo prestava serviços financeiros a redes de tráfico de droga de mais de 20 países em todo o mundo.
No total, 32 pessoas foram detidas durante as buscas realizadas a 27 de Setembro, destas 11 ficaram em prisão preventiva, incluindo o alegado líder do grupo e o seu advogado.
Foram apreendidos cerca de três milhões de euros em numerário, onze veículos de luxo e elevadas quantidades de haxixe e canábis. Foram ainda bloqueadas 19 contas de criptomoedas, avaliadas em 1,5 milhões de euros.