Isto É Notícia

Empreendedora angolana Fátima Almeida vai participar do fórum económico EUA-África a convite de Joe Biden

Partilhar conteúdo

A CEO e fundadora da startup BayQi — a primeira plataforma angolana de comércio electrónico —, Fátima Almeida, está a caminho de Washington, D.C, para representar Angola, no ‘2022 US – US – Africa Business Forum’, a ser realizado no Estados Unidos, nos dias 13, 14 e 15 deste mês.

A decorrer sob o lema ‘Parcerias para um futuro próspero e resiliente’, o fórum empresarial EUA-África reunirá chefes de Estados africanos, líderes empresariais e governamentais dos EUA e de África, com vista à promoção de parcerias comerciais e de investimento mutuamente benéficas que fortaleçam o papel de África na economia global, expandam a inovação, o empreendedorismo, criem empregos, impulsionem o avanço nos principais sectores económicos e promovam um crescimento inclusivo e sustentável.

“Este convite significa que somos reconhecidos internacionalmente e valorizados pelo nosso trabalho, facto este que fomos convidados pelo Presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden, a estar no maior fórum de negócio entre Estados Unidos e África, onde estarão presentes os líderes africanos, as maiores empresas africanas e norte americanas”, disse a empreendedora momentos antes da sua partida para os EUA.

“Vejo isto como uma vitória para Angola, pois estamos a ser reconhecidos por algo positivo e sem sombras de dúvidas estamos a levar o nome de Angola além-fronteiras, como sempre projectamos sair de África para o Mundo”, sublinhou a empresária, referindo que faz parte da visão da BayQi conectar África com o mundo a curto e longo prazos, almejando deste modo a Bolsa de Valores nos Estados Unidos da América.

“A participação da BayQi irá ser gratificante para Angola, pois iremos promover as mudanças tecnológicas que o país tem vindo a investir, onde explicaremos o potencial do mercado digital, mostrando o quanto o Banco Nacional de Angola tem evoluído no desenvolvimento, na implementação de políticas e leis que fortalecem a modernização e inovação do sistema financeiro. Daí o facto de hoje sermos uma fintech”, referiu Fátima Almeida.

Fintech é um termo que surgiu da união das palavras inglesas financial e technology, tratando-se da tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem directamente com o modelo tradicional ainda prevalente do sector.

No “2022 US – Africa Business Forum”, Fátima Almeida, aproveitará a oportunidade para estabelecer networking com os principais CEOs dos Estados Unidos da América e de África para promover a BayQi, empresa angolana de tecnologia, especializada em sistema de pagamentos digitais, comércio electrónico e serviços financeiros, com sede em Luanda.

Em 2022, a sua subsidiária PagaQi foi autorizada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) a operar como instituição financeira não-bancária. A BayQi tem neste momento uma Super App com duas unidades de negócio distintas e essenciais para a transição digital de Angola: e-commerce e fintech.

 

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados