EMIS regista mais de três mil e 500 casos de burla via cartões multicaixa em 2022
A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) registou mais de três mil casos de burlas durante o ano de 2022, através de cartões multicaixa. A informação foi avançada esta semana pelo administrador da empresa, Joaquim Caniço.
De acordo com o responsável daquela instituição, actualmente, a rede multicaixa tem cerca de dez milhões de cartões válidos e processa mensalmente mais de 120 milhões de operações financeiras.
“Em 2022, registámos 3.555 casos, no total, de tipologias de clonagem, roubos e furtos, trocas de cartões e burlas no Multicaixa Express, com um montante de cerca de 900 milhões de kwanzas”, revelou, acrescentando que, para 2023, até Março, registaram 320 novos casos, para um montante de cerca de 215 milhões de kwanzas.
O responsável apelou ainda aos utilizadores a não partilharem as suas credenciais com terceiros e mostrou-se optimista na redução de casos em função das medidas e estratégias desenvolvidas pela empresa.
“Os utilizadores não devem partilhar as suas credenciais com terceiros, nunca perder de vista o cartão, quando estiverem a fazer pagamentos via TPA, pois os actuais cartões com chips facilitam isso”, chamou a atenção.
“Não deixar as contas de uso corrente com avultados montantes. Fazer recurso ao serviço de card protector, que permite ao utilizador definir os limites que pretende usar durante um certo período. Isto tem a vantagem de ser. Se, por qualquer eventualidade, perder ou sofrer um assalto em que tiver de entregar o cartão e o pin, o risco da perda estará limitada ao que ele próprio definiu previamente com esse serviço”, esclareceu.
Joaquim Caniço disse esperar, nos próximos tempos, uma redução bastante acentuada, fruto das medidas que estão a ser tomadas.
A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) é o operador da rede interbancária angolana da rede de ATM e terminais de pontos de venda para pagamentos automáticos sob a marca multicaixa.