Edifício do Colégio de São José de Cluny classificado como Património Histórico-Cultural
O edifício do Colégio de São José de Cluny — uma importante obra arquitectónica do fim da primeira metade do século XX —, situado nas proximidades da floresta do Kinaxixi, na baixa de Luanda, é desde o início deste mês ‘Património Histórico-Cultural’ de Angola.
Construído entre 1942 e 1948, tendo recebido ampliação em 1959, o edifício do Colégio de São José de Cluny agrega, segundo o Decreto Executivo n.º 88/24, de 29 de Abril, do Ministério da Cultura, “um significativo conjunto de valores de ordem histórica, urbana, uso e antiguidade que o distinguem das demais construções da sua época e estilo”.
Por conta destes e de outros predicados associados à emblemática edificação, o Ministério da Cultura decidiu pela sua classificação como ‘Património Histórico-Cultural’.
Na sequência da classificação, competirá agora às entidades da administração local do Estado a tomada de medidas para a efectiva protecção e valorização do referido acervo e da sua zona de protecção.
Concebida por Vasco Regaleira, o edifício terá sido projectado pelo arquitecto Fernando Batalha, seguindo o estilo da arquitetura do Estado Novo, de feição classicizante bastante visível nos elementos decorativos, como as colunas, arcadas, frontões, pináculos e coruchéus.