Isto é Notícia

Documentário que retrata a vida de Sita Valles estreia em sessão especial no Festival Internacional de Cinema Indie Lisboa

Partilhar conteúdo

O filme ‘A Vida e Tempo de Sita Valles’, que retrata a vida da activista angolana Sita Valles, realizado pela cineasta portuguesa Margarida Cardoso, será exibido, pela primeira vez e em sessão especial, na 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema Português – Indie Lisboa, no dia 6 de Maio, apurou o !STO É NOTÍCIA.

O documentário centra-se no percurso da activista, anti-colonialista e militante do Partido Comunista Português, Sita Valles, que viu a sua vida ceifada quando ainda tinha 26 anos de idade, isto é, em 1977, em circunstâncias ainda não totalmente conhecidas.

Após largo período em Portugal, onde cursava medicina, Sita Valles decide voltar à sua terra natal, num momento em que o povo angolano enfrentava sérias dificuldades na luta pela independência.

A activista aliou-se ao Movimento Popular de Libertação Nacional (MPLA) para dar o seu contributo à “revolução angolana”, onde mais tarde viria ser marginalizada e consequentemente obrigada a abandonar a organização por questionar a linha ideológica do MPLA.

Casada com o também activista José Van-Dúnem, foi acusada de ser uma das responsáveis da tentativa de golpe de Estado de 27 de Maio de 1977, o que resultou em perseguição, prisão e, consequentemente, na morte da activista, não tendo nunca o seu corpo sido encontrado, nem o do seu marido, e o do seu irmão Ademar Valles.

O filme de Margarida Cardoso junta testemunhos de figuras políticas e da sociedade portuguesa. Rumores indiciam que foi torturada e morreu frente a um pelotão de fuzilamento. Nos dois anos que se seguiram, mais de 30 mil pessoas teriam conhecido o mesmo fim, ou passaram anos em cadeias e campos de concentração.

Após a exibição de estreia do filme, seguir-se-á um momento de debate em torno da sua temática. O documentário estreia nos cinemas no dia 12 de Maio, no Cine Ideal, em Lisboa.

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *