Isto É Notícia

Deustche Bank vai financiar com 71,8 milhões de euros os projectos industriais das Salinas Calombolo e Alexandre’s House

Partilhar conteúdo

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) assinou, nesta segunda-feira, 8, contratos de repasse dos projectos Salinas Calombolo e Alexandre’s House, empreendimentos localizados na província de Benguela, no âmbito da linha de crédito do Deustche Bank.

Como resultado destes contratos, o projecto Alexandre’s House terá acesso a um financiamento de 47 milhões de euros (cerca de 42,6 mil milhões de kwanzas), ao passo que o da Salinas Calombolo vai contar com um outro de mais de 24,8 milhões de euros (22,5 mil milhões de kwanzas), para inaugurar a primeira fábrica de soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico em Angola.

O projecto Alexandre’s House está focado no fornecimento e montagem de um entreposto para recepção, congelação e processamento de pescado no município da Baia Farta, com a utilização de embarcações modernas para captura, e uma unidade industrial avançada para processamento e congelação de pescado.

Já o das Salinas Calombolo ocupa uma área aproximada de cinco mil metros quadrados e tem uma capacidade de produção de químicos “de alta qualidade”, contribuindo “significativamente para o desenvolvimento regional e redução do déficit da balança comercial”.

Segundo a presidente do Conselho Executivo do BDA, Patrícia Vaz D’Almeida, que falava durante a assinatura dos referidos contratos, o primeiro projecto “é um testemunho” do compromisso da sua instituição “em reduzir a dependência das importações, bem como fortalecer a economia nacional, criar empregos, promover a formação especializada e contribuir para a melhoria significativa das condições de saúde e higiene no país”, enquanto o projecto Alexandre’s House “representa um avanço estratégico” no sector das pescas.

“Este entreposto pesqueiro não só irá reforçar a segurança alimentar nacional, mas também criar mais de 200 empregos directos”, explicou a PCE do Banco de Desenvolvimento de Angola.

Por sua vez, o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, referiu que, além das referidas iniciativas, existem mais dois projectos em execução, nomeadamente o de açúcar e de óleo, pertencente ao Grupo Carrinho.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados