Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional manda intensificar patrulhamento nas paragens de táxi devido à subida do preço do gasóleo
O Departamento de Segurança Pública e Operações, do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, baixou orientações a todos os Comandos Municipais para elevarem o nível de prontidão e reforçarem o patrulhamento nas principais vias da capital do país, devido ao anúncio da subida do preço do gasóleo, avançado nesta segunda-feira, 22, pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP).
De acordo com um documento interno que circula nas redes sociais desde segurança-feira, à noite, os Comandos Municipais, assim como o Serviço de Investigação Criminal (SIC), a Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR), entre outros órgãos directa ou indirectamente afectos ao Comando Provincial de Luanda, estão orientados a intensificar as medidas operacionais de vigilância nas principais paragens de táxi e placas, em face da subida do preço do litro de gasóleo.
O documento fala apenas em “afectação” sem discriminar um número específico de efectivos que devem ser distribuídos nas respectivas paragens e placas, além de que devem de ser constituídos check points nos locais de incidência de manifestações.
O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo, o órgão competente em matéria de regulação de preços dos combustíveis no país, anunciou, nesta segunda-feira, 22, o aumento do preço do litro de gasóleo, que deixou de custar os 135 e passou, a partir da meia-noite desta terça-feira, 23, a ser comercializado a 200 kwanzas.
A subida do preço dos combustíveis resulta de uma deliberação do executivo que prevê um ajuste gradual até ao ano de 2025.
Por agora, ficam de fora os demais produtos em regime de preços fixados, nomeadamente a gasolina, o petróleo iluminante e o gás de petróleo liquefeito, cujo valor se mantém inalterado.