Capturado mais um funcionário envolvimento no desvio dos sete mil milhões kz da AGT
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quinta-feira, 6, em Luanda, um técnico da Administração Geral Tributária (AGT) por suspeitas de envolvimento no esquema fraudulento que lesou o Estado em pelo menos sete mil milhões de kwanzas.
De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral SIC, Manuel Halaiwa, o funcionário está a ser acusado de acesso ilegítimo a sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa e peculato.
“Na sequência das investigações relacionadas com o processo-crime do ‘escândalo’ dos sete mil milhões de kwanzas, apurou-se o envolvimento directo do técnico tributário nos actos de processamento indevido de múltiplas notas de liquidação”, refere o SIC.
Segundo o responsável, já foram cumpridas todas as formalidades e o trabalhador, que estava colocado na sede da AGT, foi presente ao Ministério Público (MP) para outros trâmites legais, enquanto outras diligências prosseguem.
Até à data foram detidos um ex-administrador, um ex-responsável da Direcção de Arrecadação e Cadastro, bem como um empresário e consultor da empresa chinesa H&S, que é igualmente funcionário da AGT.