Isto É Notícia

CAN 2023. Lusófonos surpreendem a todos. Três empates, uma derrota e uma vitória estrondosa

Partilhar conteúdo

As cinco selecções lusófonas que se encontram na Côte d´Ivoire a disputar o Campeonato Africano das Nações (CAN 2023) mostraram, nos seus jogos de estreia, que se encontram muito acima daquilo que os analistas da modalidade previram.

Todas jogaram contra equipas tidas como ‘favoritas’, começando por Cabo Verde, que venceu por 2-1 a selecção do Gana, apontada pela ‘Opta Analyst’ como a nona selecção mais forte do torneio.

A selecção da Guiné Equatorial, por seu turno, conseguiu um empate (1-1) diante da Nigéria, a sexta favorita. Um empate também se registou no jogo entre o Egipto (a quinta mais forte), e Moçambique.

O resultado final foi de 2-2. Os Mambas entraram a perder, mas conseguiram dar volta ao resultado e, só por pouco, não ganharam a partida, porque, uma falta bem no final do encontro, no interior da grande área, originou uma penalidade, que foi convertida pela estrela egípcia Mohamed Salah.

Angola foi a selecção que teve a sua frente o quarto conjunto mais forte do campeonato, segundo a Opta Analyst. Diante da Argélia, os Palancas Negras até entraram tímidos durante toda a primeira parte, o que levou a que os argelinos dominassem e chegassem ao intervalo em vantagem de 1-0.

No regresso, a selecção angolana aguçou as flechas e, aos 68 minutos da partida, o internacional avançado angolano Mabululo empatou o jogo, após marcação de uma grande penalidade.

Das cinco selecções lusófonas presentes na maior festa futebolística do continente, a Guiné Bissau foi a única a não conseguir pontuar. Os Djurtus perderam por duas bolas a zero diante da anfitriã Côte d´Ivoire, segunda equipa mais forte no CAN.

Apesar de ter perdido, a Guiné Bissau recebeu rasgados elogios pelo estilo de futebol apresentado.

 Próximos jogos

Vale reforçar que, dos seis grupos reunidos, dois deles comportam selecções lusófonas.

Por exemplo, na próxima jornada (2.ª), marcada para o dia 18, no Grupo A, teremos o jogo entre a Guiné Equatorial e a Guiné Bissau, no mesmo dia em que as duas gigantes africanas Côte d´Ivoire e Nigeria têm encontro marcado.

Para o grupo B, na próxima jornada, dia 19, teremos também uma partida entre as selecções de Moçambique e Cabo Verde, sendo que duas gigantes africanas também se defrontam ‒ Egipto vs Gana.

Já a selecção de Angola, que se encontra no grupo D, joga no próximo dia 20, diante da Mauritânia.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados