Isto é Notícia

Bonga regressa à França para um concerto no emblemático palco de La Cigale

Partilhar conteúdo

Depois do lançamento do álbum ‘Kintal da Banda’ em Fevereiro, em Portugal, onde reside, o conceituado músico angolano José Adelino Barceló de Carvalho ‘Bonga’ regressa à França, onde também teve residência fixa, para a apresentação da nova proposta discográfica e levar os fãs a uma viagem por várias épocas, num espectáculo agendado para a próxima quarta-feira, 4, no emblemático palco de La Cigale.

Dono de um repertório sem outro igual, o concerto em Paris enquadra-se no programa de promoção do novo álbum, com o qual o músico Bonga carrega dentro de si a alma de um povo inteiro.

Numa energia comunicativa que lhe é característica, o ‘mestre do semba’ e ícone da música angolana entretém multidões e aquece os corações ao ritmo dos seus sucessos festivos, resistentes e unificadores.

A obra original de estúdio intitulada ‘Kintal da Banda’ faz referência à vida quotidiana dos musseques de Angola e a uma vasta cultura que o músico faz questão de enaltecer em suas canções, marcadas por mensagens sobre o carnaval dos bairros, o Caxito, sua terra natal, e as danças do povo angolano — tópicos característicos das composições da lenda viva da música angolana.

José Adelino Barceló de Carvalho nasceu no Porto Kipiri, no ano de 1942, mas foi como o nome de Bonga Kwenda que se deu a conhecer ao mundo da música, quando lançou o portentoso álbum ‘Angola 72’. Daí nunca mais parou e já lá vão 50 anos de uma carreira muito bem-sucedida, apesar de ter encontrado inúmeros obstáculos na sua “terra de origem”, por razões políticas.

O artista completa, a 5 de Setembro deste ano, 80 anos de idade, e continua a fazer jus à qualidade musical de uma geração que se bateu para dar a conhecer Angola ao mundo, seja através da música, seja através de uma outra manifestação artística, que se revestisse dos mais importantes valores de uma cultura vibrante e afirmativa.

*Com agências

Irinea Lukombo

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *