Isto É Notícia

BNA prevê inflação de 19% e um crescimento de 2,2% do PIB em 2024

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou, nesta sexta-feira, 19, que a taxa de inflação deverá atingir os 19% em 2024, estimando um crescimento de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB), a ser suportado essencialmente pelo sector não petrolífero.

A previsão foi divulgada pelo presidente do BNA, Tiago Dias, no final do segundo dia de reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do banco central.

Segundo o responsável, as estimativas de inflação para 2024 têm como base a contínua deterioração dos termos de troca, a insuficiência de oferta de bens e serviços no curto prazo e a vulnerabilidade da cadeia de abastecimento interna, adicionada à persistência de constrangimentos na cadeia logística internacional.

Em relação à actividade económica, o CPM esclareceu que no ano passado o crescimento do PIB esteve na ordem dos 0,7%, impulsionado pelo sector não petrolífero que terá crescido 2,1%.

Para este ano, as projecções do banco central apontam para um crescimento do PIB de 2,2%, resultante dos impactos esperados dos diferentes programas do governo de estímulo ao sector produtivo não petrolífero.

Nesta perspectiva, avança o BNA, o sector não petrolífero poderá crescer cerca de 4,2%, sendo que os dados estudados, em sentido contrário, apontam para uma redução da produção do sector petrolífero.

Tiago Dias indicou ainda que Angola fechou o ano de 2023 com uma taxa de inflação de 20%.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados