Isto é Notícia

BCI assina acordo de assistência técnica com o Grupo Banco Mundial

Partilhar conteúdo

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) assinou recentemente um acordo de assistência técnica com o International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, com vista à “melhoria do desempenho financeiro e robustez comercial do banco angolano”.

Rubricado no âmbito do processo de restruturação em curso, o acordo visa assegurar o apoio técnico do IFC no exercício de um diagnóstico ao BCI e no auxílio ao desenvolvimento da estratégia do BCI para os próximos anos, com enfoque para os segmentos das micro, pequenas e médias empresas e o agronegócio, especialmente voltado para a agricultura familiar.

Assinado no dia 17 do corrente mês, o acordo terá a duração de 12 meses (válido até Novembro de 2023) e foi rubricado pelo PCE do BCI, Renato Borges, e pelo representante e chefe de missão do IFC para Angola, Carlos Katsuya.

“A parceria de assessoria do IFC com o BCI reafirma o forte compromisso de promover a inclusão financeira e impulsionar o crescimento económico sustentável em Angola”, salientou, na ocasião, o representante do Grupo Banco Mundial.

“O IFC esta preparado em dar o apoio técnico para auxiliar os esforços do BCI para se tornar mais eficaz na promoção do acesso a oportunidades de financiamento a pequenas empresas angolanas, inclusive no setor agrícola”, acrescentou Carlos Katsuya.

Por sua vez, o Conselho Executivo do BCI vê no acordo uma grande oportunidade para atingir o que almeja, dada a experiência que esta instituição internacional pertencente ao Banco Mundial aporta, sobretudo no ramo de assessoria às instituições financeiras em economias emergentes.

“O banco está num momento de reflexão e faz todo o sentido ter esta instituição internacional como parceira, pois é sua pretensão transformar-se no banco de referência no sector do agronegócio, um dos segmentos mais importantes e necessários na estratégia de diversificação da economia angolana”, afirmou Renato Borges.

Segundo o responsável, o BCI, detido pelo grupo empresarial Carrinho, olha para esta parceria “muito mais do que uma oportunidade para melhorar o ambiente de negócios, que consigo traz um grande diferencial na componente da agricultura familiar, pois as acções de responsabilidade social fazem parte dos seus princípios e valores”.

O International Finance Corporation é a maior instituição financeira de promoção ao desenvolvimento voltada para o sector privado nos países em desenvolvimento a nível global.

Isto É Notícia

Related post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *