Angola vai vacinar mais de 400 mil crianças do universo das 500 mil sem nenhuma dose
O Ministério da Saúde estima vacinar, este ano, 450 mil crianças, de um universo de mais de 500 mil sem qualquer dose, avançou, na segunda-feira, 24, em Luanda, o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio.
De acordo com o responsável, a campanha vai decorrer por todo o país, e visa imunizar o maior o número de crianças dos zero aos cinco anos de idade, mulheres em idade fértil e grávidas, que durante a pandemia da Covid-19 se viram impedidas de fazer as vacinas de rotina contra o sarampo, BCG, Pólio, pneumo, febre-amarela, tétano neonatal e meningite.
O lançamento da campanha de vacinação teve lugar em Luanda durante a abertura oficial da 13.ª edição da Semana Africana de Vacinação, que este ano decorre sob o lema “População vacinada, população saudável”, no mesmo dia em que foi lançado o Plano Zero-Doses, que inclui crianças sem nenhuma dose de vacinação.
“Mais de 500 mil crianças em Angola não possuem nenhuma dose de vacina, tanto em áreas rurais como urbanas”, frisou o secretário de Estado.
Quanto à escolha de Viana para o arranque da campanha, Leonardo Inocêncio disse que tal se justifica por ser o município da província de Luanda onde se regista o maior número de crianças dos zero aos cinco anos que nunca tomaram nenhuma dose do Programa Alargado de Vacinação.
De recordar que esta companha vai decorrer de 24 a 30 deste mês, e a mesma tem como objectivo principal elevar o direito das crianças e reduzir o índice de morte, bem como incentivar o combate ao tétano neonatal e materno.