Angola vai receber empréstimo de 124,4 milhões USD do BAD e do Africa Growing Together Fund para melhorar o saneamento nas cidades costeiras
O Presidente da República autorizou a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a assinar dois acordos de financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Africa Growing Together Fund (AGTF), para materialização da primeira fase do projecto de saneamento inclusivo nas cidades costeiras angolanas.
O Conselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um empréstimo de 75 milhões USD, ao passo que o fundo Africa Growing Together Fund (AGTF), patrocinado pela China e administrado pelo BAD, validou 49,4 milhões de dólares norte-americanos para co-financiar o referido projecto.
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 140/23, de 19 de Junho, que autoriza a referida celebração, os fundos vão ajudar o país a melhorar o acesso ao serviço de saneamento sustentável e resiliente ao clima nas cidades costeiras de Benguela, Baía Farta, Catumbela e Lobito.
A melhoria do saneamento, descreve uma nota do BAD, é uma prioridade fundamental na Política de Água do Banco Africano de Desenvolvimento e da sua estratégia de Água 2021-2025.
A obra está alinhada com as políticas e estratégias do banco sobre género, mudança climática, desenvolvimento urbano, habilidades e empregos.
Recorde-se que o BAD está actualmente a apoiar o Projecto de Apoio Institucional e Sustentabilidade à Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Saneamento Urbano com 123,7 milhões de dólares norte-americanos nas províncias do Bengo, Cunene, Kwanza-Sul, Namibe, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Cabinda.
O projecto visa melhorar a governança, o acesso e a prestação de serviços do sector.