Angola foi a selecção que mais pontuou no ranking da FIFA em 2024. Palancas Negras estão entre as 100 melhores do mundo
De entre as mais de 100 nações que figuram no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) — a selecção angolana sénior masculina de futebol, conhecida como os ‘Palancas Negras’, foi a que, nos últimos 12 meses, mais progressão registou, subindo 32 lugares.
Num ano em que perdeu apenas um jogo oficial, quando foi eliminada pela Nigéria nos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2023, da Côte d’Ivoire, Angola acumulou 1296 pontos, o que levou o regulador da modalidade a destacá-la na posição 85.ª, entre as 100 melhores do mundo.
Angola começou o ano na 117.ª posição, e já esteve também na posição 82.ª, mas foi oscilando ao longo do ano, por força de alguns empates e bons resultados das selecções adversárias.
Os Palancas Negras fizeram uma campanha inédita na eliminatória de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a decorrer no Marrocos, ao conquistarem quatro vitórias e dois empates nos seis jogos disputados.
A nível do apuramento ao Campeonato do Mundo, a ser realizado pelos EUA, México e Canadá, em 2026, a equipa de Pedro Gonçalves empatou em Cabo Verde (0-0), empatou também no reduto das Ilhas Maurícia (0-0), ganhou no 11 de Novembro a equipa do Essuatíni (1-0) e empatou com os Camarões (0-0) também em casa. Angola ocupa a 4.ª posição, com seis pontos.
No CAN’2023, na Côte d’Ivoire, mas disputado este ano, os Palancas Negras foram afastados pela Nigéria nos quartos-de-final, num jogo frenético que terminou a bola sem resposta, a favor das ‘Super Águias’.
Na competição, ganha pelos anfitriões, Angola começou com empate a uma bola diante da Argélia, depois venceu por 2-0 o Burkina Faso e depois 3-0 a selecção da Namíbia.
No quadro geral, Argentina continua na liderança do ranking, com 1867 pontos, seguida da França e Espanha, com 1859.85 e 1844.33 pontos, respectivamente. O Marrocos surge como a melhor selecção africana, na 14.ª posição, com 1688 pontos.