Isto É Notícia

Angola é o país lusófono com o maior número de casos de tuberculose

Partilhar conteúdo

Angola é o país ou território de língua oficial portuguesa com o maior número de casos de infecção (119 mil) de tuberculose, com uma taxa de mortalidade 19 mil. Os dados foram avançados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que voltou a colocar Angola na lista dos países com mais casos da doença.

Os dados constam de um relatório divulgado esta terça-feira, 7, pela OMS, que apresenta dados sobre as tendências da doença e a resposta à epidemia em 192 países e territórios, fornecendo igualmente uma avaliação exaustiva e actualizada da epidemia e dos progressos na resposta a nível mundial, regional e nacional,

A tuberculose foi a segunda doença infecciosa que mais matou em 2022. Ao todo, foram cerca de 1,3 milhões de óbitos registados no período, de acordo com a OMS, e Angola voltou a figurar na lista dos principais.

Aliás, o Relatório Global sobre a Tuberculose 2023 alerta para o regresso dos níveis assombrosos que se registaram em 2019. A referida publicação, lançada em Genebra, Suíça, indica que a Covid-19 provocou a maior perda de vidas por doenças infecciosas no ano passado.

No total de mortes por tuberculose em 2022, segundo o relatório, estão 167 mil pessoas que viviam com o HIV. A doença foi a que esteve mais associada aos óbitos dos infectados pelo vírus do VIH e uma das mais ligadas à resistência anti-microbiana.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados