Isto É Notícia

Russian President Vladimir Putin (R) shakes hands with South African President Cyril Ramaphosa during their meeting on the sidelines of the G20 summit in Osaka on June 28, 2019. (Photo by Alexander Zemlianichenko / POOL / AFP) (Photo credit should read ALEXANDER ZEMLIANICHENKO/AFP via Getty Images)

África do Sul. Putin não participa na cimeira BRICS para não “criar problemas”

Partilhar conteúdo

A África do Sul disse esta quita-feira, 20, que o Presidente russo não vai participar na cimeira do grupo de economias emergentes BRICS, em Agosto, para “não pôr em perigo” o evento ou “criar problemas” devido ao seu mandado de captura internacional.

“O Presidente Putin compreende o dilema que a África do Sul enfrenta, mas não quis pôr em perigo a cimeira nem criar problemas à África do Sul”, disse o representante diplomático deste país africano junto do bloco BRICS, Anil Sooklal, durante uma conferência de imprensa em Joanesburgo.

Para Sooklal, a decisão do líder russo é um sinal da “maturidade e força do bloco BRICS” — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Embora Putin não se desloque à África do Sul, estará praticamente presente em todas as deliberações da cimeira, afirmou o diplomata sul-africano.

“Todas as questões que colocámos na agenda serão discutidas colectivamente e estamos confiantes de que a cimeira será um sucesso”, acrescentou.

A conferência de imprensa foi realizada um dia após o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, ter confirmado que o seu homólogo russo não participará na cimeira dos BRICS, que decorre de 22 a 24 de Agosto.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de captura contra Putin por alegados crimes de guerra na Ucrânia, e a África do Sul estava obrigada a cooperar na detenção do líder russo no seu território.

LUSA

Artigos Relacionados