8.ª edição do FESTEAUÍGE aposta na internacionalização do evento

A 8.ª edição do Festival de Teatro do Uíge (FESTEAUÍGE), que decorre entre os dias 24 de Junho e 10 de Julho do corrente ano, na cidade do Uíge, vai ser marcado pela grande aposta da organização na internacionalização do evento, passando para denominação Festival Internacional de Teatro do Uíge, anunciou a organização.

O festival, promovido pelo colectivo de artes Nzoji Yeto, vai albergar mais de 15 grupos teatrais provenientes de diversos pontos do país e dos municípios do interior da província anfitriã. Além dos grupos nacionais, o festival vai contar também com a participação de grupos e companhias de teatro do Brasil, Moçambique e Portugal.

Durante as festividades serão desenvolvidas oficinas de teatro sobre técnicas de actuação e representação, teatro multimédia, palestras sobre ‘a história e sociologia do teatro angolano’, ‘o papel do actor na sociedade e sua mais-valia no resgate dos valores morais e culturais’; homenagens, visitas turísticas à lagoa do Mufututu, ao Museu Etnográfico do Congo, às grutas do Nzenzo, doação de sangue ao hospital geral do Uíge, entre outros atractivos culturais.

Realizado desde 2012, em saudação à elevação do Uíge à categoria de cidade — que completa este ano 105 anos —, a presente edição do FESTEAUÍGE terá como lema “Pela unidade da classe e pelo desenvolvimento da cultura, viva o teatro”

O evento tem por objectivo divulgar as manifestações culturais, turísticas, massificar e desenvolver a arte na região, unir os artistas e tirar do anonimato os grupos ainda não conhecidos; promover o intercâmbio entre grupos de teatro, bem como proporcionar momentos de lazer na região e ocupar os tempos livres da juventude, combatendo assim a delinquência no seu seio.

O director do Colectivo d’Artes N’zoji Yetu, Domingos Nicolau, explicou que o FESTEAUÍGE é um festival de carácter participativo e interactivo.

Irinea Lukombo

Irinea Lukombo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.