Air Traffic Controller Tower with a Boeing 777-300 of Taag Angola Airlines at Guarulhos International Airport in Sao Paulo Brazil

Voo experimental no Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto acontece a 17 de Junho

O voo experimental no Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto, localizado no distrito do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a 40 quilómetros do centro da capital do país, vai ser realizado no próximo dia 17 de Junho, sábado, seguido de um acto cerimonial que será presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, apurou o !STO É NOTÍCIA de fonte oficiosa.

O evento enquadra-se no conjunto de acções que devem ser desenvolvidas no quadro do processo de certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), cujo início da operacionalização está previsto para o final de 2023, com a recepção de aviões de diferentes companhias aéreas que pretendam voar para Angola.

O processo de certificação conta com o apoio e suporte da Organização Internacional da Aviação (ICAO), a agência especializada das Nações Unidas criada em 1947 com 191 países-membros, e que actua como órgão reitor da Aviação Civil Internacional, sem o qual não é possível os países colocarem-se na rota de destaque dos voos além-fronteiras.

A aterragem do voo inaugural no Aeroporto Internacional Dr.º António Agostinho Neto está prevista para as 12h35. O aparelho em causa será uma aeronave da TAAG cuja tipologia não foi possível apurar, a qual será objecto de um arco de água, como forma de uma comemoração simbólica.

No Terminal B, para onde se deverá dirigir a aeronave da TAAG, está reservado um espectáculo aeronáutico com voo rasante da esquadrilha da Força Aérea Nacional (FAN), que deverá usar caças do tipo SU30, K100 com fumaça com as cores da bandeira nacional e uma esquadrilha de helicópteros. A encerrar o espectáculo aeronáutico, haverá lançamento de pára-quedistas.

Na ocasião, vai-se também proceder à leitura do decreto presidencial com a denominação do novo Aeroporto Internacional de Luanda, ao que se seguirá a recepção da tripulação do voo da TAAG.

Duas intervenções estão agendadas: a do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, e a do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida. A cerimónia terminará, às 15h00, com a partida da aeronave da TAAG.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda é o futuro aeroporto internacional da capital do país. Localiza-se a sudeste do centro da cidade, em Viana, a cerca de 40 km. Esta infra-estutura constituirá um dos maiores aeroportos de África, com capacidade para 15 milhões de passageiros/ano, um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano e ocupa uma área de 1.324 hectares.

Tem duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 – actualmente o maior avião comercial do mundo. Contempla ainda a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.

A obra, que iniciou em 2007, está agora sob a responsabilidade da empresa chinesa Aviation Industry Corporation of China.

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.