UNITA repudia alegada tentativa de homicídio contra o seu deputado e exige que as autoridades tomem medidas para o reforço da segurança
O Grupo Parlamentar da UNITA (GPU) exigiu, nesta terça-feira, 14, das autoridades policiais a a adopção de medidas de protecção dos deputados e dos cidadãos comuns, em face de situações que têm colocado em causa a segurança da vida humana no país.
Num comunicado de imprensa, tornado público na sequência de um alegado atentado contra o seu deputado do círculo provincial de Malanje, Carlos Xavier Luís Lucas, o GPU reagiu com “bastante preocupação, repulsa e indignação”, cobrando das autoridades uma posição firme.
O facto, envolvendo Xavier Lucas, ocorreu nesta segunda-feira, 13, às 14h15, quando um indivíduo, que se fazia transportar numa motorizada, parou junto à viatura Toyota Hilux em que se fazia transportar o deputado e efectuou alguns disparos.
Apesar de ter saído ileso, Carlos Lucas segue internado no Hospital Provincial, em virtude da subida exponencial da sua tensão arterial.
“Perante este grave incidente o Grupo Parlamentar da UNITA insta as autoridades a tomarem medidas para o reforço da segurança dos deputados e dos cidadãos, cada vez mais expostos a actos de crime organizado, alguns com motivações inconfessas, exigindo que os autores sejam civil e criminalmente responsabilizados”, exigiu a UNITA, referindo que “o pior só não aconteceu por causa da atenção e pronta intervenção do motorista e do escolta”.
Na ressaca desse acontecimento, o GPU aproveitou para lembrar as autoridades sobre o ataque à caravana de deputados do seu partido, ocorrido no Longa, município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, “cujos resultados das investigações ainda não são do conhecimento público”.
“Esta situação aumenta a certeza de se tratar de um plano devidamente elaborado para intimidar e limitar a acção dos deputados do Grupo Parlamentar da UNITA”, insinua a nota de imprensa, acrescentando que “noutras circunstâncias, os presumíveis autores já teriam sido apresentados publicamente”.
“O Grupo Parlamentar de UNITA reafirma a sua determinação de nunca desistir diante de qualquer ameaça aos seus direitos e liberdades, os quais serão defendidos até à consolidação de um verdadeiro Estado Democrático de Direito”, conclui a nota.
Tiros visaram um comerciante e não o deputado, diz PN
Entretanto, em conferência de imprensa, realizada nesta terça-feira, a delegação da Polícia Nacional em Malanje avançou que os disparos que atingiram o veículo do deputado de Xavier Lucas “visavam um comerciante que se encontrava no local e não o deputado”, tendo o seu porta-voz, superintendente Junqueira António, descartado a tese de atentado.