Isto É Notícia

Transferências bancárias realizadas até ao dia de sábado passam a reflectir no mesmo dia

Partilhar conteúdo

O Banco Nacional de Angola (BNA) operou mais uma reforma no Sistema de Pagamento angolano, com o objectivo de que todas as transferências efectuadas às sextas-feiras e aos sábados de manhã, quer nos balcões, como nos canais remotos (mobile e internet banking), se reflictam nas contas bancárias de destino nesse mesmo dia.

De acordo com uma nota do banco central, publicada no seu site, desde 13 de Janeiro do corrente ano que já se opera a referida reforma, sendo resultado de um projecto que se iniciou em Outubro de 2022, com o lançamento da primeira fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7.

Esta inovação tecnológica permitiu a que os usuários de operações de transferências e pagamentos efectuados com recurso a cartão de débito multicaixa passassem a ver reflectidos os valores referentes àquelas operações no dia imediatamente seguinte nas contas bancárias.

Segundo o BNA, o projecto é parte de um movimento estratégico e inovador de continuidade da modernização do Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), impulsionado pela dinâmica de novos serviços de pagamentos, e visa garantir aos angolanos “uma ferramenta que impacta de forma positiva na vida quotidiana dos cidadãos e dos agentes económicos”.

Os serviços, que estão a ser implementados em ‘coordenação’ com a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e os bancos comerciais, devem “aumentar a credibilidade, eficácia e comodidade dos pagamentos, com realce para a disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados”.

Com estas acções, o banco central assegura que vai continuar a envidar esforços para garantir maior eficiência, celeridade e modernização dos pagamentos, bem como a consolidação do sistema de pagamentos digitais a nível nacional.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados