Transacções na rede Multicaixa encolheram 5,9% para 2,8 biliões Kz em Fevereiro
O número de operações realizadas por clientes nos terminais Multicaixa registou, em Fevereiro deste ano, uma queda de 5,9% face ao mês anterior, movimentando um total de 2,8 biliões de kwanzas.
Os dados — que compreendem procedimentos realizados através dos Caixas Automáticos (vulgo ATM), Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), Internet Banking (Multicaixa Express) e Gateway de Pagamentos Online (GPO) — foram avançados pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), através do seu habitual Relatório Estatístico Mensal.
O total movimentado no mês em análise — cujo conteúdo aponta para um crescimento de 21,6% se comparado ao período homólogo (Fevereiro de 2024) — foi impulsionado sobretudo por operações de compra (que somaram 667,4 mil milhões kz), levantamentos (com 351,4 mil milhões kz), pagamentos (que atingiram 295,3 mil milhões kz) e transferências (que representaram 1,5 bilião kwanzas).
De acordo com o documento, o ‘Multicaixa Express’, embora tenha registado uma queda de 4% no volume das transacções, ainda continua a ser a preferência dos angolanos, dominando as transferências de dinheiro no mercado bancário electrónico, e também com um movimento de cerca de 1,14 bilião de kwanzas no mês em referência.
Num universo de cinco canais existentes na plataforma, só para se ter uma ideia, o ‘Multicaixa Express’ teve uma contribuição de 57,8% do volume total transaccionado pela rede.
A nível do Caixa Automático (ATM, na sigla inglesa) foram processados 903 mil milhões de kwanzas, correspondendo a uma contribuição global de 18,1%, seguido das transacções pelo canal TPA (Terminal de Pagamento Automático), com 664 mil milhões de kwanzas, com uma participação de 21,8%.
O Internet Banking, com 143 mil milhões de kwanzas, e o movimento na Gateway de Pagamentos Online (GPO), com 7 mil milhões de kwanzas, foram os canais menos utilizados no período em análise.
Até Fevereiro de 2024, estavam contabilizados, segundo a EMIS, 11 milhões de cartões multicaixa, sendo oito milhões válidos. Destes, seis milhões activos e um milhão inactivos.
Relativamente aos ATM’s, durante o mês de Fevereiro do ano em curso, estavam matriculadas 4 188 máquinas, sendo 4 129 activas e 67 inactivas e 187 924 Terminais de Pagamentos Automáticos, sendo 143 mil activos e 44 mil inactivos.