Isto É Notícia

Termina nesta quinta-feira o prazo das inscrições de filmes para a ‘2.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental-Doc Luanda’

Partilhar conteúdo

O prazo das inscrições de filmes para a 2.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental-Doc Luanda termina nesta quinta-feira, 15. Os interessados deverão submeter as suas produções até ao final do dia na plataforma digital do Doc-Luanda.

O festival, que decorrerá de 30 de Março a 6 de Abril de 2023, é direccionado a realizadores e produtores nacionais e internacionais, que tenham produzido os seus filmes entre 2021 a 2022.

O projecto, da iniciativa do Camões – Centro Cultural Português em Luanda, em cooperação com a Mukixe Produções Audiovisuais e a empresa Criacom, tem como objectivo promover o cinema documental e inédito em Angola.

O evento, que se pretende anual, será novamente dirigido pelo cineasta Jorge António, que olha e define o cinema não é apenas como “uma forma de expressão e preservação cultural, mas também um meio de representação e evolução cultural para as comunidades lusófonas”.

“Assim, organizar um festival como o ‘Doc Luanda’ irá permitir uma reflexão sobre outras formas de pensar, olhar e comunicar, contribuindo assim para um maior desenvolvimento cultural, não só de Angola, mas da comunidade lusófona”, reconheceu Jorge António, aquando da realização da primeira edição.

O ‘Doc-Luanda’ tem uma componente pedagógica e servirá para incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea de Angola e do mundo através do cinema e da sua história, contribuindo desta forma para o futuro do cinema angolano.

O festival reunirá uma série de actividades, desde   competições internacionais e nacionais, sessões temáticas e não competitivas, sessões homenagens, masterclasses/encontros, concertos/artes performativas, feiras do livro e do DVD e exposições.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *