Tchade. Principal opositor de Idriss Déby nomeado presidente do comité do diálogo inclusivo

O principal opositor do ex-Presidente tchiadiano Idriss Déby Itno foi nomeado, no sábado, 14, vice-presidente do comité organizador do “diálogo nacional inclusivo”. “Quero que todos os tchadianos estejam à volta da mesa para discutir os nossos problemas”, afirmou Saleh Kebzabo, citado pela agência France-Presse (AFP).

A nomeação de Kebzabo, que já se candidatou várias vezes à Presidência contra Idriss Déby, foi formalizada através de um decreto. Kebzabo defendeu que são necessárias novas bases do diálogo democrático e lembrou que “o grande obstáculo” já não existe, referindo-se ao antigo Presidente, que foi morto, em Abril, por rebeldes.

Na terça-feira, 10, o presidente do Conselho Militar de Transição, Mahmat Idriss Déby Itno, filho do ex-chefe de Estado, lançou um “apelo urgente aos político-militares”. “Eles têm a obrigação patriótica de reconsiderar as suas posições”, afirmou Mahmat Itno, que falava à nação.

Este responsável pediu um “diálogo franco e sincero” com os movimentos político-militares e notou que a comissão organizadora terá de “definir as modalidades práticas e operacionais”.

Idriss Déby Itno chegou ao poder em 1990 depois de um golpe de Estado ter derrubado o ditador Hissène Habré. Morreu, em 20 de Abril, vítima de ferimentos em combate contra as forças rebeldes, um dia depois de ter sido reeleito, com 79,32% dos votos.

*Com a Agência Lusa

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *