Isto É Notícia

Taxa de inflação pode chegar a um dígito antes do período previsto, estima governador do BNA

Partilhar conteúdo

A taxa de inflação da economia nacional poderá atingir um dígito antes mesmo do final do corrente ano. A previsão foi anunciada pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, baseando-se na dinâmica e na evolução da balança económica do país, impulsionada pela estabilização do preço do barril de petróleo.

Falando à imprensa na última segunda-feira, 7, à margem da sessão de lançamento da obra “Banco Central e Finanças Públicas”, do jurista Carlos Feijó, no Museu da Moeda, José de Lima Massano, apontou os resultados das reformas económicas em curso no país e os níveis adequados de capitalização do sistema financeiro como indicadores essenciais para o alcance da referida meta de forma atempada.

“Angola, felizmente, tem estado a registar uma redução na sua taxa de inflação. Neste momento, estamos abaixo dos 18%, o que é positivo, e vamos, provavelmente, manter esse curso para chegar ao almejado um dígito mais rapidamente que o previsto”, perspectivou.

No domínio cambial, o governador do banco central disse que o mercado é funcional e que já não se assiste a uma grande disparidade cambial entre a oferta e a procura, fruto das novas medidas adoptadas pelo BNA.

Em relação ao Aviso 10/20, que estabelece as balizas para o financiamento da economia real, José Massano adiantou que a banca comercial já disponibilizou, até ao momento, mais de 1,2 mil milhões de dólares norte-americanos.

“Nós temos em moeda estrangeira pouco mais de 1,2 mil milhões de dólares, do que se conseguiu mobilizar de apoio, ao abrigo do Aviso 10, com os bancos comerciais a participarem de forma activa”, assinalou.

Recorde-se que o Banco Nacional de Angola tem como meta a redução da taxa de inflação de dois para um dígito até final do corrente ano, numa altura que faltam pouco menos de 60 dias para o fim de 2022.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados