Talibãs vão declarar o Emirado Islâmico do Afeganistão tal como era até 2001

A Associated Press acaba de avançar que os líderes talibãs vão anunciar em breve o Emirado Islâmico do Afeganistão. O anúncio, segundo o órgão de imprensa, será feito a partir do palácio presidencial, já tomado pelos talibãs. Emirado Islâmico do Afeganistão era o nome oficial do país antes da invasão norte-americana, em 2001, quando os talibãs controlavam o país.

De acordo com a agência Reuters, os talibãs já terão tomado o Palácio Presidencial e, segundo a mesma fonte, os líderes talibãs já terão recusado a solução de um governo de transição.

Um porta-voz das forças talibãs entrou em contacto com um jornalista da BBC para sossegar a população de Cabul. “Asseguramos o povo do Afeganistão e em particular da cidade de Cabul que as suas propriedades e as suas vidas estão seguras”, disse Suhail Shaheen. “Somos servos deste povo e deste país.”

O ex-Presidente do Afeganistão Hamid Karzai anunciar a criação de um “conselho de coordenação” que irá supervisionar a transição pacífica do poder para os talibãs. Esse conselho será composto por três pessoas, incluindo Abdullah Abdullah, actual Presidente do Conselho Superior para Reconciliação Nacional, e Hekmatyar Gulbuddin, líder mujahidin afegão.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, reconheceu que a situação no Afeganistão é preocupante e apelou aos membros das Nações Unidas e da NATO que não reconheçam unilateralmente o novo regime. “Não sabemos a natureza do próximo regime”, antecipou Boris Johnson.

Avatar

Isto é Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *