Stock de Reservas Internacionais Brutas acumula mais de 200 milhões USD no II trimestre de 2021

O stock das Reservas Internacionais Brutas registou uma acumulação de 244,9 milhões (duzentos e quarenta e quatro milhões de dólares norte-americanos e nove cêntimos), passando de 14.878,5 milhões no final de 2020 para 15.123,3 milhões de dólares no segundo trimestre de 2021, o que corresponde a uma cobertura de cerca de 10,1 meses de importação de bens e serviços.

Segundo o relatório divulgado nesta segunda-feira, 11, pelo Banco Nacional de Angola, sobre as estatísticas externas referentes ao segundo trimestre do ano em curso, a conta financeira registou um saldo superavitário de 1 873,2 milhões de dólares, influenciado, principalmente, pelo aumento dos créditos comerciais (activo) e redução dos passivos de dívida e do investimento directo.

A conta corrente continua com a sua trajectória positiva, tendo apresentado um saldo superavitário na ordem de 1 724,5 milhões de dólares, no segundo trimestre de 2021, equivalente a 10,5% do PIB.

Contribuiu significativamente para o desempenho positivo da conta corrente o aumento das exportações de bens, com realce para o petróleo bruto, decorrente da recuperação do seu preço médio, não obstante o ligeiro aumento das importações de bens e serviços.

Por sua vez, a posição líquida do investimento internacional no segundo trimestre de 2021, à semelhança do ocorrido no primeiro trimestre, registou uma melhoria do seu deficit, tendo-se cifrado em 31 253,8 milhões de dólares norte-americanos, como resultado do aumento dos activos financeiros na ordem de 2,3%.

“A conta financeira é analisada de acordo com a metodologia da 6.ª edição do Manual da Balança de Pagamentos, isto é, em termos de variação líquida de activos financeiros e passivos, e não na óptica direccional dos capitais, cujo saldo foi deficitário”, explica o relatório.

No I trimestre deste ano, o stock das Reservas Internacionais Brutas cifrou-se em 14.977,2 milhões de dólares norte-americanos, registando um ligeiro aumento de 98,7 milhões, face aos 14.878,5 milhões de dólares registados no quarto trimestre de 2020, correspondente a uma cobertura de 11,7 meses de importação de bens e serviços.

Bernardo Pires

Bernardo Pires

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *