Isto É Notícia

Sonangol vai avançar para a exploração do minério de quartzo, o segundo mineral mais abundante da terra

Partilhar conteúdo

A petrolífera estatal angolana Sonangol vai incluir a exploração e produção de quartzo — o segundo mineral mais abundante da terra —nas suas prioridades de investimento, anunciou, nesta terça-feira, 25, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

A informação foi avançada pelo governante durante um encontro que manteve com líderes das empresas do sector, no qual foi abordado o tema sobre os ‘Objectivos, Metas, Acções e Principais Projectos do Sector Definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027)’.

Diamantino Azevedo referiu que tem recebido constantes solicitações por parte de empresas estrangeiras interessadas em explorar este mineral usado no fabrico de painéis solares para a produção de energia fotovoltaica.

O governante disse ainda que a existência de reservas comerciais de quartzo “constitui uma garantia para o país aumentar as fontes de receitas”, mas defendeu que o novo paradigma da economia “deve primar pela transformação das matérias-primas e exportação de produtos refinados no sentido de fomentar o emprego e maximizar os lucros”.

O quartzo é o segundo mineral mais abundante da terra, perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigénio fica dividido entre dois tetraedros.

Devido às suas propriedades físicas, o quartzo pode ser utilizado no fabrico de computadores, rádios, ferramentas e utensílios (dentifrícios, abrasivos, lixas, refractários e enfeites), bem como no campo da electrónica, construção civil, cerâmica e indústrias de ornamentos.

É utilizado também no campo da química, para o fabrico de esmalte e saponáceos, e facilita no processo de produção de relógios e cabos de fibra óptica.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados