SODIAM arrecada USD 19,5 milhões no quarto leilão de diamantes de Angola

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) arrecadou, na terça-feira, 1, um valor líquido total de 19,5 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 11,3 mil milhões de kwanzas) com a venda, em leilão, de 21 pedras de diamantes.

Seis das pedras vendidas, pertencentes à Sociedade Mineira de Lulo, das quais duas cor-de-rosa, permitiram render 12,8 milhões USD, ao passo que as outras 15, da Sociedade Mineira do Catoca, renderam 6,7 milhões USD, perfazendo um total de 19,5 milhões de dólares norte-americanos.

Participaram do quarto leilão 29 empresas das principais praças diamantíferas internacionais, que apresentaram licitações de forma remota, em modelo fechado, através da plataforma electrónica online, que visou gerar maior transparência no processo e obter um maior valor comercial para as pedras e lotes de pedras especiais disponíveis.

Este é o segundo leilão realizado em 2021. O primeiro deu-se no passado dia 24 de Junho, tendo a SODIAM encaixado cerca de 56,6 milhões de dólares norte-americanos, numa operação que teve uma base de licitação estimada entre 27 e 30 milhões de dólares.

Avatar

Isto É Notícia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.