SME tem mais de 17 mil passaportes prontos em todo o país e anuncia entrega em massa a partir deste sábado
Mais de 17 mil passaportes estão prontos para serem levantados pelos seus utentes em todo o país, dos quais 14 mil se encontram em Luanda, assegurou, esta segunda-feira, 8, a porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Domingas Mendonça.
A responsável, que falava à Rádio Nacional de Angola (RNA), reconheceu que, apesar do número de passaportes, “ainda existem atrasos de até cinco meses para a entrega do documento”.
Domingas Mendonça avisou que “a ideia que as pessoas têm de que o SME não tem material para emissão de passaporte é falsa”.
“Temos materiais consumíveis suficientes para atender às solicitações de passaportes ordinários e outros actos. Mas nesta altura há acertos tecnológicos para modernização do sistema em curso”, explicou.
Ainda sobre o levantamento, a porta-voz do SME assegurou que no próximo sábado irá realizar, a nível de Luanda, uma campanha massiva de entrega de passaportes.
A porta-voz acrescentou que, devido ao grande número de solicitações, a emissão de passaportes está restrita apenas a casos urgentes, como tratamento médico e bolsas de estudo no exterior, desde que devidamente justificados e documentados.
Apesar da modernização no tratamento do documentos, a emissão do passaporte chega a ser superior a cinco meses, facto que o SME reconhece e diz trabalhar para ultrapassar tais constrangimentos.
Os cidadãos não entendem as razões do passaporte voltar a demorar meses, visto que o SME fez em tempos um grande investimento para a melhoria dos serviços.
Na semana passada, o ministro do Interior, Manuel Homem, deslocou-se ao SME onde constatou, segundo o próprio, o progresso do cronograma de implementação da nova solução tecnológica, que compreende a substituição dos equipamentos obsolectos e a actualização dos processos de redes e comunicações para implementação do novo sistema de emissão de passaporte.
Conforme o ministro, os constrangimentos actuais dos utentes estão a dar lugar a uma maior facilidade no tratamento dos actos migratórios, completamente on-line e mais fiável.
Segundo o SME, há um investimento muito grande a ser feito para a implementação de passaportes, já no formato electrónico.
Neste quesito, o Ministério do Interior garante que está em fase terminal o trabalho da equipa técnica de implementação das novas infra-estruturas tecnológicas de suporte aos serviços de digitalização do SME.