Isto É Notícia

Sismo de magnitude 5.4 atingiu seis províncias do sul de Angola na manhã desta quarta-feira

Partilhar conteúdo

Um sismo de magnitude 5.4 na escala de Richter atingiu, na manhã desta quarta-feira, 5, as províncias do Bié, Benguela, Huambo, Huíla Namibe e do Kwanza Sul, tendo causado ligeiros humanos (sem vítimas mortais) e materiais, anunciou o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

“A Divisão de Geofísica do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) informa que no dia 5 de Junho de 2024, às 08h42 (horário local), foi registado um sismo de magnitude 5.4 na escala Richter, classe moderado, nas estações sísmicas da rede nacional, cujo epicentro foi detectado aproximadamente a 142 km da cidade de Namibe”, lê-se no documento.

Ate ao momento, não foram divulgados detalhes precisos sobre os danos humanos e materiais decorrentes do sismo. No entanto, sem entrar em muitos detalhes, uma fonte do INAMET contou ao !STO É NOTÍCIA que dados preliminares indicam para não existência de vítimas mortais.

No entanto, no centro da cidade de Benguela registou-se uma certa agitação. Grupos de estudantes, uniformizados, procuraram desesperadamente abandonar os edifícios escolares, à procura de abrigos seguros na via pública. Fala-se de quatro desmaios provocados pelo susto.

Fenómenos como este vão se tornado recorrentes em algumas províncias angolanas, já que, nas semanas que antecederam a esse último incidente, as províncias do Huambo e Bié também haviam experimentado um tremor de magnitude 5.2 na escala de Richer, com duração de dez segundos, com vários edifícios afectados, porém sem vítimas mortais

Em Setembro do ano passado, houve também uma actividade sísmica de magnitude semelhante a cerca de 144 quilómetros da cidade de Menongue, na província do Kuando Kubango, sem causar danos materiais ou humanos significativos.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados