Isto É Notícia

SIC responde ao apelo de João Lourenço e desmantela mais quatro centros de mineração de criptomoedas nas províncias de Luanda e do Huambo

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou, entre os dias 30 de Janeiro e 10 de Fevereiro, quatro estaleiros clandestinos de mineração ilícita de criptomoedas. Em Luanda, foi encontrado aquele que parece ser até agora um dos maiores já encontrados no país, ao passo que os outros três foram descobertos no Huambo.

Em Luanda, o espaço localizava-se no bairro Tanque Serra, no município de Belas, e comportava mais de mil processadores específicos para mineração, assim como dois PT (Posto de Transformação) ligados à rede pública que alimentavam oito naves de mineração.

Na província do Huambo, um dos locais funcionava de forma dissimulada no interior de uma oficina de mecânica Yang Ran, isto na Cidade baixa; o segundo numa fábrica de blocos, no bairro Cambiote, e o terceiro numa moagem, localizada na Zona Industrial da Chiva, junto a uma subestação eléctrica.

“Durante as operações, foi detido um cidadão de nacionalidade chinesa, sendo que outros implicados se encontram em partes incertas”, esclarece o Serviço de Investigação Criminal através de uma nota de imprensa.

A descoberta dos quatro estaleiros clandestinos de mineração ilícita de criptomoedas resultou de uma operação conjunta, realizada entre os distintos órgãos operativos de especialidade, nomeadamente as direcções províncias do SIC Luanda e Huambo, a Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos e Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE).

Recorde-se que o Presidente da República, na passada sexta-feira, 7, ressaltou que a mineração de criptomoeda é um crime que está a crescer e merece a atenção e a firmeza necessárias por parte dos órgãos de justiça para que não se alastre.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos procuradores-gerais adjuntos, João Lourenço disse que os casos de crimes diversos que são desvendados pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) aumentaram consideravelmente. São crimes, segundo o Presidente da República, cometidos não apenas por cidadãos nacionais, mas também por estrangeiros.

“E nós estamos preocupados, sobretudo, com alguns tipos de crimes que mais se repercutem na nossa sociedade, como o contrabando de combustível, vandalização de bens públicos, crimes violentos, homicídios, violação de menores (…) e violência doméstica”, apontou, acrescentando que “a esses acresce agora um novo tipo de crime, que não era comum na nossa sociedade, que é a mineração de criptomoeda”.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados