SIC resgata oito vietnamitas que eram mantidas em cativeiro chinês como ‘escravas sexuais’
Oito mulheres vietnamitas, que se encontravam sob cativeiro na cave de um estaleiro chinês, localizado no distrito urbano do Kikuxi, no município de Viana, foram, esta quinta-feira, 25, resgatadas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciaram as autoridades.
A acção, realizada em “coordenação operativa” com a Polícia Nacional e o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), permitiu o resgate das oito mulheres, que eram tratadas todos os dias como escravas sexuais.
Segundo dados avançados pelo SIC, as jovens teriam sido atraídas para Angola via rede social Facebook, por uma outra cidadã de nacionalidade vietnamita, de 38 anos de idade.
A referida cidadã vietnamita, que já se encontra detida, prometia emprego em grandes empresas comerciais de cidadãos chineses em Angola.
Ao chegarem a Luanda, a líder da rede criminosa retinha os passaportes das jovens, impedindo que estas regressassem ao Vietname.
Segundo o SIC, as vítimas eram instaladas num espaço onde não tinham acesso ao exterior e apenas podiam servir aos cidadãos chineses e vietnamitas.
Quanto ao envolvimento de cidadãos angolanos, o SIC disse ser ainda prematuro avançar dados sobre a rede criminosa.
Só este mês, é o segundo grupo de prostituição descoberto pelas autoridades angolanas.