SIC detém ex-recluso que voltou à cadeia de Bentiaba onde cumpriu 13 anos por homicídio voluntário para vender liamba a outros presos
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do Departamento de Combate ao Narcotráfico na província do Namibe, deteve, em flagrante delito, um homem que traficava estupefaciente do tipo cannabis sativa, vulgo liamba, no Centro Prisional de Bentiaba.
O acusado, que cumpriu uma pena de prisão pelo crime de homicídio voluntário entre os anos de 2009 e 2022 naquele estabelecimento prisicional, e residindo actualmente em um dos bairros ali adjacentes, adquiria o entorpecente no município do Lubango, na Huíla, e depois ia vendê-lo aos seus ‘ex-companheiros’ de cela.
Solteiro de 45 anos de idade, o acusado foi detido em flagrante delito e encontrado na posse de uma quantidade de aproximadamente 10kg de liamba, que pretendia vender aos reclusos que trabalham no campo de produção daquela unidade prisional.
“Estes, por sua vez, serviam de transportadores para a introdução na área penal e criariam desestabilização no estabelecimento em causa”, refere o SIC numa nota de imprensa.
Para fornecer o produto aos reclusos de forma camuflada, o homem colocava o produto em pequenos sacos de arroz e feijão, a fim de desviar as atenções das autoridades, quando os reclusos retornassem às celas ao fim do dia.
Segundo a nota do SIC, foi feito um trabalho aturado de inteligência criminal em torno do caso, que culminou na detenção do acusado, sendo apreendido, mediante mandado de busca, revista e apreensão, aproximadamente 10kg do entorpecente e cinco mil kwanzas, que teriam resultante das vendas.
O acusado vai ser presente ao Ministério Público e, consequentemente, ao juiz de garantias para os trâmites legais, refere a nota.