Isto É Notícia

SIC detém estudante que invadia perfis de redes sociais retirando imagens íntimas para chantagear as vítimas

Partilhar conteúdo

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na terça-feira,30, um cidadão de 27 anos de idade, estudante do 2.º ano de psicologia, que chegou a invadir mais de 30 contas do Facebook e associadas a outras redes sociais de mulheres.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, o objectivo do acusado era aceder a conversas e de lá retirar fotos e vídeos íntimos para depois chantagear e extorquir as vítimas.

“No caso mais recente, invadiu e sequestrou uma conta de uma jovem de 23 anos, teve acesso a fotos íntimas e estava a cobrar 150 mil para não as publicar. Não tendo alcançado o dinheiro, publicou nas contas da vítima (Facebook e Instagram) ‘nudes’ em forma de chantagem”, explicou.

O responsável contou que o acusado criou uma agência fictícia de modelos, denominada por ‘Tussole Models’, que funcionava através da rede social WhatsApp, com o seguinte texto publicitário: “Oportunidade de Emprego, recrutamento para modelo comercial e assistente de produção, não importa a altura”.

A detenção do jovem ocorreu mediante denúncia de uma de suas vítimas, e deu-se no bairro Mutamba, no município de Talatona, onde foi localizado e detido em flagrante delito.

Na ocasião, o acusado encontrava-se com um telefone no qual estavam mais de 30 contas do Facebook com sessão iniciada, que invadiu e sequestrou e fazia gestão como se do verdadeiro titular se tratasse.

O SIC alertou também aos cidadãos utilizadores de redes sociais para não partilharem em nenhuma circunstância os seus códigos de confirmação e acessos às suas contas e aplicativos de pagamento electrónico.

ISTO É NOTÍCIA

Artigos Relacionados